Azy RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia 1: Introdução

Ir para baixo

Guia 1: Introdução Empty Guia 1: Introdução

Mensagem por Rainborn Sex Out 26, 2012 5:12 pm

Introdução


Este é um jogo baseado no sistema D&D, o formato de RPG de mesa mais jogado de todos os tempos.
Iriesaadi Azy RPG é um jogo de imaginação, onde você participa de aventuras fabulosas e missões arriscadas assumindo o papel de um herói – um personagem criado por você. Seu personagem pode ser um guerreiro musculoso, um elfo agilidoso, ou um mago poderosíssimo. Ao lado de alguns amigos de confiança, ele irá explorar o vasto mundo de Azy, em busca de riquezas e glória. O sistema oferece uma infinidade de possibilidades e escolhas quase infinitas – mais variadas e abrangentes que as possibilidades dos mais sofisticados jogos de computador – uma vez que seu personagem poderá fazer qualquer coisa que você conseguir imaginar.
Azy é um jogo de fantasia que utiliza a imaginação. Em pane, ele envolve a interpretação, em outra ele é uma brincadeira narrativa, mas também abrange a intenção social, aspectos dos jogos de estratégia, sem mencionar as jogadas de dados. Você e seus amigos criam personagens que se desenvolvem e evoluem a cada aventura concluída. Um dos jogadores será o Mestre, que controlará os monstros e inimigos, descreverá o ambiente, julgará as ações com base nas regras e criará as aventuras. Juntos, o Mestre e os jogadores são responsáveis pelo jogo.

OS PERSONAGENS

Os personagens dos jogadores são as estrelas das aventuras de Azy RPG, da mesma forma que os heróis dos livros e filmes. Como jogador, você criará um personagem usando as regras contidas neste guia. O seu personagem pode ser um bárbaro selvagem das vastidões geladas ou um elfo perspicaz e de raciocínio rápido, munido de uma lâmina ainda mais veloz. Você poderá representar um arqueiro mortífero, treinado em técnicas de sobrevivência nas regiões selvagens, ou um mago que dominou as artes arcanas. Conforme o seu personagem participa de mais aventuras, ele adquire experiência e se torna mais poderoso.

AS AVENTURAS

Seu personagem é um aventureiro, um herói que se envolveu numa missão épica em busca de fortuna e glória. Outros personagens se unirão a ele, em um grupo de aventureiros, para explorar esse vasto mundo. Vão encontrar inimigos e monstros cada vez mais mortais, como os Orcs das montanhas ou os terríveis dragões das cavernas. Estas buscas se transformarão em histórias, determinadas pelas ações que o seu personagem executa e pelas situações que o Mestre apresenta.
Uma aventura de Azy RPG é composta de ação, combates espetaculares, monstros aterrorizantes, desafios épicos e vários tipos de mistérios a serem desvendados. O que existe no coração daquela masmorra? O que estará espreitando no próximo túnel ou atrás daquela poria de ferro? Interpretando os seus personagens, você e os seus amigos enfrentarão esses perigos e explorarão um mundo inteiro de fantasia. É possível interromper o jogo a qualquer momento e continuar a partir do mesmo ponto quando todos estiverem reunidos de novo. Ou até mesmo, postarem sempre que estiverem online, e retornarem novamente quando perceber que seu companheiro também postou.
Cada aventura é diferente da outra. Cada missão é única. Seu personagem pode explorar ruínas antigas, protegidas por armadilhas letais, ou investigar a tumba de um mago antigo, esquecido pelo tempo. Ele poderia se esgueirar até um castelo para espionar o inimigo ou enfrentar o toque dilacerador de almas de um morto-vivo terrível. Tudo é possível num jogo de Azy RPG e o seu personagem pode fazer qualquer coisa que você imaginar.

COMO JOGAR AZY

O sistema de regras de Azy utiliza uma mecânica básica para resolver a maior parte das ações dentro de uma aventura. Ela mantém o jogo rápido e bastante intuitivo.
A Mecânica Básica: Sempre que seu personagem tentar realizar uma ação que tenha chance de fracassar, você jogará um dado de vinte faces (d20). Para saber se o seu personagem obteve sucesso na tarefa (atacar um monstro ou usar uma perícia, por exemplo), faça o seguinte:
• Jogue 1d20.
• Adicione ou subtraia todos os modificadores relevantes.
• Compare o resultado com o número alvo.
Se o resultado igualar ou superar o número alvo (definido pelo Mestre ou pelas regras), seu personagem obteve sucesso. Quando o resultado for menor, então o personagem fracassou.

AS REGRAS

Importante: Você não precisa decorar esse guia inteiro para começar a jogar.
Depois do compreender o básico, comece uma aventura! Use este guia como referencia durante o jogo. Quando estiver em dúvida, consulte as regras mais simples, continue jogando e divirta-se.
Uma das seções do guia que você consultará frequentemente, pelo menos no inicio, é o glossário. (Nele, você encontrará as definições dos termos que usamos nas regras e algumas informações adicionais, como os efeitos de determinadas condições sobre um personagem como o atordoamento, por exemplo). Caso encontre um termo que não conheça ou não esteja familiarizado e queira obter mais detalhes, consulte o glossário (e, obviamente, também verifique o sumário).

OS DADOS

As jogadas de dados aparecem como expressões do tipo “3d4+3”, que significa “jogue três dados de quatro faces e some 3 ao valor obtido” (que resultara em um numero entre 6 e 15). O primeiro número indicara quantos dados você deve jogar (somando seus resultados). O número imediatamente após o “d” determinará o tipo de dado a ser jogado. Os números seguintes são um modificador a ser somado ou subtraído do resultado obtido nos dados. Alguns exemplos:
1d8: Um dado de oito faces, que resulta em um número entre 1 e 8. Este é o dano causado por uma espada longa.
1d8+2: Um dado de oito faces mais 2, que resulta em um número entre 3 e 10. Um personagem com +2 de bônus de Força causa esta quantidade de dano usando uma espada longa.
2d4+2: Dois dados de quatro faces mais 2, que resulta em um número entre 4 e 10. Este é o dano que um mago de 3° nível causa quando conjura a magia mísseis mágicos.
1d%: O dado de porcentagem funciona de maneira um pouco diferente. Você deve obter um número entre 1 e 100 jogando o dado de porcentagem.

Importante: Nem todas as ações exigem jogadas de dados. Elas são utilizadas principalmente em combate e outras situações dramáticas, quando o sucesso nunca é uma certeza absoluta. O d20 é usado para determinar quando seu personagem obteve sucesso ou
fracassou em suas tarefas. Os outros dados são usados para definir as conseqüências dessas ações. Os jogadores devem postar suas rolagens em aberto e nunca tentar modificá-las. O Mestre pode realizar algumas jogadas em segredo, para criar suspense e conservar o mistério.

O QUE OS PERSONAGENS PODEM FAZER?

Um personagem pode fazer qualquer coisa que você imaginar, desde que isso esteja de acordo com a situação apresentada pelo Mestre. Dependendo da circunstancia, o personagem seria capaz de ouvir atrás de uma porta, investigar uma determinada área, negociar com um comerciante, conversar com um aliado, saltar através de um fosso, caminhar, usar um equipamento ou atacar um inimigo.
Os personagens cumprem suas tarefas realizando testes de perícia e habilidade ou através de jogadas de ataque, sempre por meio da mecânica básica.

A FUNÇÃO DOS JOGADORES

Como jogador, você usará este guia para criar e interpretar um personagem. Seu personagem é um aventureiro, integrante de uma equipe que explora regularmente o mundo e enfrenta monstros. O Mestre elabora e apresenta cada cena e descreve a ação. A sua função, como jogador, é decidir as preferências e gostos do seu personagem, sua relação com os outros aventureiros e interpretar essas escolhas. Você pode interpretar um paladino austero ou um ladino bem humorado, um bárbaro inconseqüente ou um mago cauteloso. Com o seu personagem em mente, reaja a cada situação conforme ela surge. Algumas vezes, o combate será necessário, mas outras situações podem ser resolvidas com magia, negociação ou usando as perícias adequadas. Considere e planeje as reações do seu personagem. Você pode descrever a ação do seu aventureiro (“Tordek se aproxima da entrada e ataca o bugbear”) ou falar como seu personagem (“Eu me aproximo daquela passagem e golpeio o monstro com um ataque poderoso”). Qualquer um destes métodos é adequado e você pode
alterá-lo conforme a situação. Azy RPG oferece uma experiência de intenção social e imaginativa. Seja criativo, audaz e leal ao seu personagem... Mas, acima de tudo, divirta-se!
Rainborn
Rainborn
Admin

Mensagens : 84
Data de inscrição : 25/10/2012

https://azyrpg.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos